“Os jovens podem, sim, fazer algo pela dengue, e temos muito a contribuir. A estratégia é começar em casa, verificar regularmente o quintal, depois incentivar os vizinhos e chegar aos espaços públicos.” A empolgação do estudante Firmino Henrique Araújo, do primeiro ano do ensino médio e membro da Pastoral da Juventude no bairro Tancredo Neves, é compartilhada por 170 jovens, todos ansiosos para encarar um grande desafio: vencer a guerra contra a dengue.
O governo do Estado lançou na tarde de sexta-feira, 28, nova ação contra a epidemia mais grave que o Acre já enfrentou: a dengue. Cento e setenta jovens mobilizados através da Assessoria de Juventude integram agora a Brigada Jovem contra a Dengue e terão a missão de fiscalizar espaços públicos como igrejas, praças, secretarias e escolas. Onde for detectado um foco do mosquito ou possíveis criadouros eles notificarão o comando contra a doença. As secretárias de Saúde, Educação, o Instituto Socioeducativo e a prefeitura de Rio Branco são parceiras na iniciativa.
Os jovens mobilizados para compor a brigada farão uma capacitação e a partir de quarta-feira da próxima semana estarão nas ruas. Eles fazem parte de movimentos de juventude ligados a igrejas, partidos políticos, cultura ou grêmios estudantis.
“Eu fico cheio de esperanças quando entro num auditório como esse e o vejo lotado de jovens dispostos a salvar vidas e fazer um serviço voluntário. Vocês vão mudar a história da dengue no Acre e as soluções para esse problema que enfrentamos terão que vir de vocês. Quero que vocês organizem e protagonizem as estratégias que precisam ser adotadas para combater a dengue a partir da brigada jovem”, conclamou o governador Tião Viana.
O assessor de Juventude do governo do Estado, Thiago Higino, é o responsável por organizar e coordenar a brigada. “Essa ideia surgiu a partir da necessidade de fortalecer o combate à doença. A juventude tem um grande potencial e pode protagonizar essa luta. Será uma ajuda essencial nessa guerra”, comentou.
O governador garantiu aos jovens que quem se destacar merecerá recompensa. Para o jovem mais engajado no combate, o prêmio será um intercâmbio de quatro meses numa escola norte-americana, com tudo pago pelo governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário