Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Governo investe na valorização de jovens

curso_pra_jovens_shopping

Qualificação para o mercado de trabalho e realização de conferências, estão entre os resultados da política de juventude.

O envolvimento de 800 jovens na luta contra a dengue, de mais 240 na operação de ajuda aos desabrigados da enchente em Rio Branco e de outros 30 em projetos relacionados à educação de trânsito. A realização de conferências em todos os municípios, com a participação de mais de três mil jovens entre 15 e 29 anos, e a criação dos conselhos municipais de atenção às drogas. Estes são alguns dos resultados apontados pelo assessor especial da Juventude do governo do Estado, Thiago Higino, durante o balanço das políticas de juventude.
“Precisamos enfatizar que as políticas públicas com foco na juventude são transversais e, por isso, estão presente em todas as secretarias”, disse. O assessor destaca ainda a política de qualificação de mão-de-obra de jovens para trabalhar no shopping e comércio local. Foram realizadas capacitações em parceria com o Instituto Dom Moacyr e com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios. O resultado foi o encaminhamento e convocação de 75 jovens para trabalharem nas lojas do novo shopping.
Os jovens foram selecionados pela Assessoria de Juventude com base no cadastro da Brigada Jovem, que reúne voluntários para trabalhar em ações sociais do governo do Estado, como a campanha contra a dengue e a ajuda às vítimas da alagação. Os escolhidos têm mais de 18 anos, não estão trabalhando ou cursando faculdade e pelo menos um membro da família é cadastrado no Bolsa Família.
A atuação da Assessoria da Juventude inclui ainda a parceria com demais órgãos de governo, na execução de atividades educativas, como por exemplo, a certificação de jovens que trabalharam com educação para o trânsito, fortificando as campanhas desenvolvidas pela equipe do Detran, incluindo panfletagem, adesivagem de veículos e auxílio na travessia de pedestres. Os jovens, em grupos alternados, estiveram presentes em vias públicas de Rio Branco, durante duas horas diárias, cinco dias da semana, nos turnos matutino e vespertino.
Jovens participam da definição das prioridades
Ao longo deste ano foram realizados encontros municipais, com jovens para debater as necessidades e prioridades. As propostas apresentadas foram discutidas durante a Conferência Estadual da Juventude e farão parte do documento que será debatido na etapa nacional da Conferência.
Nos dias 19 e 20 de outubro, 300 delegados dos 22 municípios estiveram reunidos na Usina de Arte, para discutir as políticas públicas voltadas para os jovens, seus anseios, necessidades e desejos.
A 2ª Conferência Nacional de Juventude será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Entre as prioridades estão à criação de cursos superiores presenciais, mais investimentos na educação básica e erradicação do analfabetismo entre os jovens, criação de casas de apoio e permanência para estudantes oriundos de outras localidades, criação de uma incubadora de negócios da juventude e ainda o acompanhamento e fortalecimento das cooperativas de jovens e a ampliação das políticas de inclusão digital, entre outras. “As propostas irão nortear a construção do Plano Estadual da Juventude para os próximos 10 anos”, enfatiza Thiago Higino.
E para fortalecer as Políticas Públicas de Juventude no Estado, o governo do Acre irá firmar parceria com a Secretaria Nacional de Juventude no valor de R$ 150 mil. Nesta quinta-feira, o assessor da Juventude está em Brasília entregando toda a documentação necessária para a assinatura do convênio. O recurso proveniente desse acordo pode ser usado na estruturação ou reestruturação de organismos estaduais de políticas públicas de juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário