Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brigada Jovem contribui no combate à dengue na capital


ImprimirE-mail
Escrito por Lyslane Mendes - lysmendes@pagina20.com.br
11-Fev-2011

Jovens colocam em prática ações preventivas contra a dengue nas comunidades e órgãos públicos

Lançada a campanha Brigada Jovem contra a Dengue, pela Coordenação Estadual da Juventude e Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), os participantes seguiram para as visitas aos prédios públicos da capital e ainda em suas comunidades de origem, identificando focos do mosquito e prestando orientações de como prevenir a doença.

Na manhã de ontem, cerca de 20 jovens percorriam as dependências do parque Capitão Ciríaco, onde funciona a sede da Fundação Garibaldi Brasil, eliminando qualquer recipiente ou objeto que pudesse ser transformado em criadouro e ainda conversando com os servidores para reforçar as medidas de prevenção.

cotidiano_110211_5.jpg
Jovens também participam da guerra contra a doença que castiga a capital acreana

O coordenador da brigada que atua no bairro Seis de Agosto, Marcelo Fontelle, relata que ação é mais de conversa, para saber o que os moradores e os funcionários dos órgãos estão fazendo para evitar a proliferação do mosquito, para então reforçar as orientações e verificar os possíveis focos do vetor e comunicar a Sesacre.

“As pessoas estão se preocupando, mas existem problemas que já estão alí há tanto tempo que nós no dia-a-dia conseguimos enxergar, é necessário que uma pessoa de fora venha e consiga ver o defeito, como foi o caso do quartel da PM, onde encontramos uma fossa destampada e que existiam muitas larvas. Todos contra a dengue, mas sempre uma nova vistoria não vai prejudicar em nada, pois o controle é constante”, afirma.

O itinerário da equipe, além do parque, o Posto de Saúde Ari Rodrigues e o Mercado Municipal Elias Mansou, o Mercado da 6 de Agosto. O coordenador da brigada, lembra que o grupo foi formado a partir de um diálogo da Assessoria da Juventude com as associações de moradores, centros da juventude, institutos socioeducativos, pastorais da juventude, juventude partidária, organizações não-governamentais e outras entidades.

Com as ações da Brigada Jovem, cada um deles assumiu para si a responsabilidade de também cuidar do que é público, inclusive no que se refere ao bem-estar das comunidades. Além disso, demonstra que a juventude está ativa e tem plena capacidade de participar da resolução dos problemas da sociedade em que vive.

Conselho dos jovens

Se todos agirem o mosquito será vencido e a doença evitada. Essa é a principal orientação levada pela Brigada Jovem aos locais visitados. Eles aproveitam a oportunidade para pedir que as pessoas fiquem atentas aos locais que possam servir de criadouro do inseto transmissor, e tomem algumas atitudes simples como as seguintes:

1 – Manter bem tampados tonéis, barris e caixas d’água.

2 – Manter a caixa d’água fechada. Usar tela de proteção.

3 – Encher de areia até as bordas os vasos de plantas.

4 – Guardar pneus em local coberto e abrigados da chuva.

5 – Manter a limpeza das calhas para não acumular água.

6 – Virar todas as garrafas de boca para baixo.

7 – Não deixar água acumular na laje.

8 – Fechar os sacos de lixo e mantê-los fora do alcance de animais.

9 – Lavar semanalmente os tanques de água com escova e sabão.

10 – Repassar as informações ao vizinho e colegas de trabalho e escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário